O Montana, em 1994, nasceu em berço de melhoramento genético. Para ser Montana, é preciso ser geneticamente avaliado. Desde o início, a formação do Montana foi orientada por conceituados técnicos brasileiros e estrangeiros, sempre com o aval dos melhores geneticistas do mundo.
Desde 2000, o Montana conta com a chancela de qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o CEIP - Certificado Especial de Identificação e Produção. Este documento é conferido a programas de melhoramento genético sérios e garante que somente os 26,5% dos animais nascidos sejam comercializados como reprodutores. Alta pressão de seleção para oferecer somente os melhores animais.
Os cavalos da Raça Crioula possuem musculatura extremamente consistente e estrutura óssea compacta. Anatomia que agrega tais características de agilidade e resistência.
A utilização deste animal não se limita ao serviço de propriedades rurais. Se treinado, pode se tornar atleta, com destaque em provas como o Freio de Ouro e provas de rédeas. Fato que pode ser comprovado pelos resultados obtidos em provas específicas nos últimos anos, nas quais os cavalos crioulos têm conseguido obter sucesso em muitas nacionais e até internacionais.
O girolando é proveniente do cruzamento entre espécies europeias distintas. Essa mescla foi realizada no Brasil e, desde então, tem sido vista como uma das raças leiteiras tropicais mais importantes do mundo.
A finalidade da criação do girolando foi a adaptação ao clima tropical, além do subtropical. Com base nisso, foram buscadas características que levaram à formação do mestiço leiteiro brasileiro
.
As características fisiológicas e morfológicas do girolando fornecem uma grande vantagem em particular. A produção de leite, a qual tem a vantagem de ter a raça adaptada a todo o território brasileiro.
Atualmente a raça fornece uma média maior de produção de leite por dia de vida útil.