3%20editada_edited.jpg
intergado.png

A Calidad Genética juntamente com a Intergado realiza a seleção para eficiência alimentar através da tecnologia Intergado Efficiency, registrando diariamente o consumo de alimento, ganho de peso e demais parâmetros associados ao comportamento ingestivo dos animais.


Os cochos eletrônicos da Intergado foram desenvolvidos para gerar, de forma precisa, dados de consumo e de comportamento alimentar. Estes equipamentos possuem comedouros que ficam apoiados sobre células de carga, possibilitando o registro eletrônico do alimento consumido por cada animal.


O Cocho e a Balança Intergado reconhecem o animal através do brinco eletrônico e enviam automaticamente os dados de consumo e peso coletados para a Nuvem.
A Nuvem funciona como um banco de dados, ela armazena estas informações e as envia em tempo real para o Sistema Intergado Efficiency.


O Sistema Intergado Efficiency realiza a análise estatística, gera alertas e disponibiliza as informações que darão suporte nas tomadas de decisão.
Buscamos atravez dessa tecnologia precisão nos dados gerados. Com a Intergado Efficiency conseguimos avaliar animais que alcançam melhores resultados com menos alimento, otimizando as decisões de seleção.

17852952071013769_edited.jpg
unnamed.jpg

Em parceria com a Aval Serviços Tecnológicos desde 2005, a Calidad Genética faz seleção, e avaliação através da Ultrassonografia de carcaça. É uma importante ferramenta utilizada no melhoramento genético de bovinos de corte, as características de carcaça apresentam estimativas de herdabilidades médias a altas, o que justifica a seleção de animais geneticamente superiores para essas características.

As características avaliadas são, a área de olho de lombo (AOL) e a gordura subcutânea (EG), medidas entre as 12a e a 13a costelas, no músculo Longissimus dorsi; a gordura subcutânea sobre o músculo Biceps femoris (EGP8); e a gordura intramuscular ou marmoreio que só deve ser avalida em animais cujo o grupo apresentar média de no mínimo 5 mm de espessura de gordura subcutânea. 


A Área de Olho de Lombo representa maior musculosidade, portanto maior rendimento de carcaça, garantindo ao produtor melhor retorno econômico ao abate de seus animais.
A medida de espessura de gordura é um eficiente indicador de acabamento da carcaça. A gordura subcutânea tem grande importância na industrialização da carne, pois desempenha o papel de isolante térmico durante o processo de resfriamento da carcaça, que deve ser feito de forma lenta e gradual para não causar encurtamento das fibras musculares, e conseqüentemente, o endurecimento da carne. Para que esta cobertura seja eficiente é importante apresentar distribuição homogênea sobre a carcaça.


A seleção para esta característica também traz benefícios para os índices reprodutivos do seu rebanho, pela sua correlação ao escore corporal trazendo melhor desempenho nos programas de precocidade sexual e nas estações de monta com o aumento na taxa de reconcepção.
O compromisso com essas avaliações é o fornecimento de dados de alta qualidade para a geração de DEPs. Com esse intuito a Calidad Genética é pioneira na tecnologia de ultrassonografia para avaliação e melhoramento de carcaça do montana no Brasil. A nossa principal missão é aprimorar a produção e a qualidade da carne bovina.