A Calidad Genética juntamente com a Intergado realiza a seleção para eficiência alimentar através da tecnologia Intergado Efficiency, registrando diariamente o consumo de alimento, ganho de peso e demais parâmetros associados ao comportamento ingestivo dos animais.
Os cochos eletrônicos da Intergado foram desenvolvidos para gerar, de forma precisa, dados de consumo e de comportamento alimentar. Estes equipamentos possuem comedouros que ficam apoiados sobre células de carga, possibilitando o registro eletrônico do alimento consumido por cada animal.
O Cocho e a Balança Intergado reconhecem o animal através do brinco eletrônico e enviam automaticamente os dados de consumo e peso.
Em parceria com a Aval Serviços Tecnológicos desde 2005, a Calidad Genética faz seleção, e avaliação através da Ultrassonografia de carcaça. É uma importante ferramenta utilizada no melhoramento genético de bovinos de corte, as características de carcaça apresentam estimativas de herdabilidades médias a altas, o que justifica a seleção de animais geneticamente superiores para essas características.
As características avaliadas são, a área de olho de lombo (AOL) e a gordura subcutânea (EG), medidas entre as 12a e a 13a costelas, no músculo Longissimus dorsi; a gordura subcutânea sobre o músculo Biceps femoris (EGP8); e a gordura intramuscular ou marmoreio que só deve ser avalida em animais cujo o grupo apresentar média de no mínimo 5 mm de espessura de gordura subcutânea.
A Área de Olho de Lombo representa maior musculosidade, portanto maior rendimento de carcaça, garantindo ao produtor melhor retorno econômico ao abate de seus animais.
A medida de espessura de gordura é um eficiente indicador de acabamento da carcaça. A gordura subcutânea tem grande importância na industrialização da carne, pois desempenha o papel de isolante térmico durante o processo de resfriamento da carcaça, que deve ser feito de forma lenta e gradual para não causar encurtamento das fibras musculares, e conseqüentemente, o endurecimento da carne. Para que esta cobertura seja eficiente é importante apresentar distribuição homogênea sobre a carcaça.
A Calidad Genética desafia os machos de cada safra á puberdade e a precocidade sexual. Avaliamos o rebanho através da ultrassonografia testicular, onde identificamos os animais que produz sêmen e que são viáveis e estão aptos a reproduzir.
Essa ferramenta de seleção nos permite dar um salto genético em precocidade sexual, pois essa característica será repassada as filhas dos futuros candidatos a reprodutores e os mesmos serão altamente precoces para reproduzir na propriedade do nosso cliente.
Já são mais de cinco safras avaliadas juntamente com nossos parceiros da Procriar MS, levando precocidade ao nosso rebanho e ao rebanho dos nossos clientes.